Arte, educação e a poética do encontro turma 01
Apresentação
Esta Ação de Curta Duração tem como ponto de partida o trabalho de continuidade desenvolvido no Laboratório Artístico implementado numa escola de Sesimbra, e que se traduz num espaço-tempo de criação e experimentação que conecta arte, educação e bem-estar, promovendo uma infância íntegra, conectada com a natureza e com o brincar. A partir de práticas artísticas e performativas, este Laboratório de Criação para a infância aborda as múltiplas linguagens expressivas da criança — corpo, som, gesto, espaço e imagem — e valoriza a poética do encontro, fundamentada em abordagens de Loris Malaguzzi, Marina Marcondes Machado e outros investigadores da educação artística. Dirigido a docentes e educadores de infância, esta ACD oferece ferramentas para criar experiências significativas de aprendizagem e vínculo, reforçando a relação entre criatividade, empatia e crescimento humano.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Compreender o papel do artista-educador como mediador entre arte e infância; - Explorar a importância do ambiente e dos materiais como elementos ativos no processo criativo; - Analisar estratégias para integrar práticas artísticas no currículo da educação artística no ensino formal; - Planear encontros artísticos performativos que favoreçam o desenvolvimento integral das crianças.
Conteúdos
1. Fundamentos do Laboratório Artístico: conceito e referências teóricas; 2. Linguagens Artísticas na Primeira Infância: possibilidades expressivas do corpo; arte e sensorialidade, performance e infância; 3. Criação de ambientes sensoriais e organização de materiais; 4. Processos artístico-pedagógicos: planeamento e mediação; 5. O papel do artista-educador; 6. Estudos de caso e diálogos performativos; 7. Reflexões e planeamento prático: como criar um “Laboratório Artístico”.
Observações
Formador: Ricardo Guerreiro Campos
Formador: Ricardo Guerreiro Campos