Dificuldades na aprendizagem: identificação, estratégias e medidas de suporte à inclusão turma 01
Apresentação
Os professores deparam-se, na sua prática pedagógica, com múltiplos desafios, vários deles inerentes a condições dos alunos, nomeadamente dificuldades em áreas de competências e quadros clínicos com impacto na sala de aula e na aprendizagem. Consideramos essencial refletir sobre estratégias e medidas ajustadas que possam ser facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem e promotoras do sucesso educativo.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Analisar as competências essenciais dos alunos para o processo de aprendizagem; - Conhecer as principais características de quadros clínicos (perturbações de aprendizagem específicas, perturbação de hiperatividade défice de atenção, perturbação do espectro do autismo, défice cognitivo, perturbações de ansiedade, perturbação da linguagem, perturbação do som da fala) e refletir sobre o impacto dos mesmos na aprendizagem; - Abordar as medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão do DL 54/2018, de 6 de julho; - Analisar casos apresentados e refletir sobre a aplicabilidade das medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão.
Conteúdos
1. Competências essenciais dos alunos para o processo de aprendizagem 2. Breve caracterização de quadros clínicos e reflexão sobre o seu impacto na aprendizagem 3. As medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão do DL 54/2018, de 6 de julho 4. Análise de casos e aplicabilidade de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão
Observações
Formadora: Sara Margarida Vieira Repolho
Formador
Sara Margarida Vieira Repolho
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 17-12-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |