Dificuldades na aprendizagem: identificação, estratégias e medidas de suporte à inclusão turma 01

Apresentação

Os professores deparam-se, na sua prática pedagógica, com múltiplos desafios, vários deles inerentes a condições dos alunos, nomeadamente dificuldades em áreas de competências e quadros clínicos com impacto na sala de aula e na aprendizagem. Consideramos essencial refletir sobre estratégias e medidas ajustadas que possam ser facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem e promotoras do sucesso educativo.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Analisar as competências essenciais dos alunos para o processo de aprendizagem; - Conhecer as principais características de quadros clínicos (perturbações de aprendizagem específicas, perturbação de hiperatividade défice de atenção, perturbação do espectro do autismo, défice cognitivo, perturbações de ansiedade, perturbação da linguagem, perturbação do som da fala) e refletir sobre o impacto dos mesmos na aprendizagem; - Abordar as medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão do DL 54/2018, de 6 de julho; - Analisar casos apresentados e refletir sobre a aplicabilidade das medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão.

Conteúdos

1. Competências essenciais dos alunos para o processo de aprendizagem 2. Breve caracterização de quadros clínicos e reflexão sobre o seu impacto na aprendizagem 3. As medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão do DL 54/2018, de 6 de julho 4. Análise de casos e aplicabilidade de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão

Observações

Formadora: Sara Margarida Vieira Repolho

Formador

Sara Margarida Vieira Repolho

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 17-12-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
Início: 17-12-2025
Fim: 17-12-2025
Acreditação: LEIRIMAR-ACD-295/2025
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola Monsenhor José Galamba de Oliveira

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