
Boas Práticas Educativas no AE Vieira de Leiria: Partilha e Inspiração turma 01
Apresentação
O Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria tem vindo a desenvolver um vasto leque de projetos educativos, integradores e inovadores, que refletem o compromisso da comunidade escolar com uma educação de qualidade, inclusiva e promotora de competências para o século XXI. Estas iniciativas envolvem alunos de todos os níveis de ensino, docentes de diferentes áreas disciplinares e parceiros externos, resultando num ecossistema educativo dinâmico e centrado no desenvolvimento integral dos alunos. A presente Ação de Curta Duração surge da necessidade de dar visibilidade interna às boas práticas pedagógicas em curso, promovendo a sua partilha, discussão e eventual replicação. Pretende-se valorizar o trabalho colaborativo dos docentes, fomentar a articulação vertical e horizontal entre ciclos e disciplinas, e reforçar o sentido de pertença e identidade profissional em torno de uma visão pedagógica partilhada. Além disso, a ACD insere-se nas orientações do Plano de Desenvolvimento Digital da Escola e do Plano de Ação para o Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário, contribuindo para a concretização do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania. Esta ação assume, assim, um duplo propósito: Formativo, ao proporcionar momentos de aprendizagem entre pares, partilha de metodologias ativas e reflexão sobre práticas pedagógicas; Estratégico, ao reforçar o alinhamento entre os projetos e documentos estruturantes do Agrupamento e a política educativa nacional. A organização da ACD por salas temáticas permite uma abordagem participativa, flexível e adaptada aos interesses dos docentes, promovendo uma cultura profissional de inovação e colaboração, essencial para a melhoria contínua das aprendizagens dos alunos.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Conteúdos
1. Sustentabilidade, Literacia Científica e Educação Ambiental Práticas pedagógicas no âmbito do Clube de Ciência Viva. Estratégias do Projeto Eco-Escolas para a promoção da cidadania ambiental. Dinâmicas do Projeto Escola Azul e OIKOS no 1.º e 2.º Ciclos. Desenvolvimento local e europeu através do Projeto “4 Cidades”. 2. Educação para a Cidadania e Inclusão A filosofia Ubuntu como promotora da empatia, respeito e solidariedade nas escolas. Educação para o empreendedorismo: integração com os Bombeiros e o projeto “Penso Indústria”. Desenvolvimento de competências lógico-matemáticas e científicas através da participação em concursos e olimpíadas escolares. Literacia emocional e ambiental no pré-escolar com o projeto “Burro Horácio”. 3. Participação Democrática e Projetos Europeus Práticas colaborativas e interdisciplinares no projeto “Partilha com Energia”. Simulação parlamentar e desenvolvimento da consciência cívica com o “Parlamento dos Jovens”. A internacionalização da escola: oportunidades e impacto dos projetos Erasmus+. Trabalho colaborativo transnacional com o eTwinning e integração das TIC na prática letiva. 4. Promoção do Bem-Estar, Cultura e Vida Ativa na Escola Estratégias do Desporto Escolar para a promoção de estilos de vida saudáveis. Papel da Biblioteca Escolar na promoção da literacia, leitura e interdisciplinaridade. Intervenções do Clube PES na área da educação para a saúde e prevenção de comportamentos de risco. Expressão artística e desenvolvimento pessoal através do Clube de Teatro TEM. 5. Transversalidade e Inovação Pedagógica Valorização do trabalho colaborativo entre ciclos, departamentos e estruturas educativas. Potencial dos projetos escolares como ferramentas de inovação pedagógica e motivação dos alunos. Integração dos projetos no Plano Anual de Atividades e no Projeto Educativo do Agrupamento. Contributos dos projetos escolares para o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Formador
José Manuel da Cruz Soares
Liliana Martins Carreiro
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 09-07-2025 (Quarta-feira) | 15:00 - 18:00 | 3:00 | Presencial |