
Ambientes educativos em transformação: (re)criar estratégias de diferenciação nas e com as escolas turma 01
Apresentação
A escola, como local de aprendizagem para a vida em sociedade, surge, cada vez mais, como espaço de desenvolvimento de um conhecimento holístico: a avaliação como processo de fazer aprender; os princípios da educação inclusiva, segundo uma abordagem whole school; o incremento de relações informais na e com a comunidade escolar, designadamente através das artes, da prática desportiva e de uma abordagem interventiva da educação cívica. Depois, a visão do papel que a tecnologia desempenha na melhoria do ensino, conferindo-lhe potencialidades de diferenciação, de estabelecer uma comunicação mais direta com as novas gerações, já se torna redutora. Ao desenvolvimento de habilidades do século XXI nos alunos, como pensamento crítico, criatividade, resolução de problemas, comunicação eficaz e colaboração, propõe-se a integração das novas tecnologias no ambiente escolar com o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, promovendo, assim, uma aprendizagem mais humanizada dos alunos/cidadãos com capacidade de contribuir de maneira abrangente para a sociedade.
Destinatários
Técnicos Superiores
Objetivos
- Refletir sobre as recentes políticas educativas e impactos nos papéis dos diferentes intervenientes da comunidade educativa; - Promover a integração de processos/estratégias de cariz digital nas práticas pedagógicas; - Potenciar o desenvolvimento de competências críticas em segurança digital e literacias múltiplas; - Definir estratégias de diferenciação nas e com as organizações escolares.
Conteúdos
|Painel 1|Inteligência Artificial - Práticas pedagógicas - Mudança de paradigma Marco Neves | Professor de informática no Agrupamento de Escolas da Batalha e membro fundador da InteractIdeas Ricardo Cruz | Professor e Investigador em IA |Painel 2|A Inteligência Artificial para além da sala de aula “Do Quadro à Nuvem: IA como Aliada na Reengenharia da Escola” Rui Gomes | Universidade de Coimbra. Especialista em Inteligência Artificial, interoperabilidade e melhoria contínua. "Cibersegurança para Todos: Ensinar, Aprender e Proteger" Mário Antunes |Professor da ESTG – Instituto Politécnico de Leiria. |Painel 3|Inclusão - O Ensino e Aprendizagem do Português e Interculturalidade “Inclusão de alunos migrantes: potenciar o ensino e aprendizagem do português em todas as disciplinas” Fausto Caels | Professor da ESECS – Instituto Politécnico de Leiria. Gracinda Brites |Professora do AE Marrazes Sofia Duarte |Diretora do Qualifica do AE Marinha Grande Poente |Painel 4|Apresentação de projetos e práticas de diversas escolas /agrupamentos do CFAE LeiriMar
Metodologias
Painéis
Avaliação
Avaliação qualitativa
Modelo
Questionário de satisfação online
Formador
João José Baião de Jesus Peres
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 08-07-2025 (Terça-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
2 | 08-07-2025 (Terça-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |