701

Ambientes educativos em transformação: (re)criar estratégias de diferenciação nas e com as escolas turma 01

Apresentação

A escola, como local de aprendizagem para a vida em sociedade, surge, cada vez mais, como espaço de desenvolvimento de um conhecimento holístico: a avaliação como processo de fazer aprender; os princípios da educação inclusiva, segundo uma abordagem whole school; o incremento de relações informais na e com a comunidade escolar, designadamente através das artes, da prática desportiva e de uma abordagem interventiva da educação cívica. Depois, a visão do papel que a tecnologia desempenha na melhoria do ensino, conferindo-lhe potencialidades de diferenciação, de estabelecer uma comunicação mais direta com as novas gerações, já se torna redutora. Ao desenvolvimento de habilidades do século XXI nos alunos, como pensamento crítico, criatividade, resolução de problemas, comunicação eficaz e colaboração, propõe-se a integração das novas tecnologias no ambiente escolar com o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, promovendo, assim, uma aprendizagem mais humanizada dos alunos/cidadãos com capacidade de contribuir de maneira abrangente para a sociedade.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Refletir sobre as recentes políticas educativas e impactos nos papéis dos diferentes intervenientes da comunidade educativa; - Promover a integração de processos/estratégias de cariz digital nas práticas pedagógicas; - Potenciar o desenvolvimento de competências críticas em segurança digital e literacias múltiplas; - Definir estratégias de diferenciação nas e com as organizações escolares.

Conteúdos

Sessão de Abertura Olga Morouço| Diretora do Centro de Formação de LeiriMar Aurélio Ferreira*| Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande |Painel 1|Inteligência Artificial - Práticas pedagógicas - Mudança de paradigma Marco Neves | Professor de informática no Agrupamento de Escolas da Batalha e membro fundador da InteractIdeas Ricardo Cruz | Professor e Investigador em IA Espaço Debate Moderação: Jorge Brites | Agrupamento de Escolas de Marrazes |Painel 2|A Inteligência Artificial para além da sala de aula “Do Quadro à Nuvem: IA como Aliada na Reengenharia da Escola” Rui Gomes | Universidade de Coimbra. Especialista em Inteligência Artificial, interoperabilidade e melhoria contínua. "Cibersegurança para Todos: Ensinar, Aprender e Proteger" Mário Antunes |Professor da ESTG – Instituto Politécnico de Leiria. Espaço Debate Moderação: Cesário Silva | Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente Almoço livre |Painel 3|Inclusão - O Ensino e Aprendizagem do Português e Interculturalidade “Inclusão de alunos migrantes: potenciar o ensino e aprendizagem do português em todas as disciplinas” Fausto Caels | Professor da ESECS – Instituto Politécnico de Leiria. Gracinda Brites |Professora do AE Marrazes Sofia Duarte |Diretora do Qualifica do AE Marinha Grande Poente Moderação: Lígia Pedrosa | Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria |Painel 4|Apresentação de projetos e práticas de diversas escolas /agrupamentos do CFAE LeiriMar Moderação: Jorge Dias | Agrupamento de Escolas Dr. Correia Mateus Sessão de Encerramento Olga Morouço| Diretora do Centro de Formação de LeiriMar Gonçalo Lopes*| Presidente da Câmara Municipal de Leiria Momento artístico LeiriMar de Honra

Metodologias

Painéis

Modelo

Questionário de satisfação online

Anexo(s)

Cartaz do evento

Início: 08-07-2025
Fim: 08-07-2025
Acreditação: LEIRIMAR-ACD-282/2025
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Casa da Cultura Teatro Stephens, Marinha Grande

INSCREVER-ME