
"Aprender é natural" - Estudos e práticas em redor das Artes, Educação e Natureza turma 01
Apresentação
O mundo em redor está a pedir-nos uma relação de integração e cumplicidade com os elementos da natureza e estar no seu seio poderia ser "a coisa mais natural". Acontece que temos vindo a "proteger-nos" dos elementos naturais tais como a terra, a chuva e o vento, encontrando eventualmente outras alternativas de ensino-aprendizagem mais viradas para soluções assépticas. Por outro lado, assumir que os materiais que utilizamos em contexto pedagógico, e no desenvolvimento da criatividade através de propostas ditas "artísticas", deve ser pensado à luz de uma realidade de perecimento ligada à finitude de recursos, vem colocar-nos noutra atitude de criatividade e ação. Apresentar estas ideias em forma de Performance pode acrescentar formatos de ensino surpreendentes.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Apresentar o resultado de uma investigação em redor dos temas: Arte, Educação e Natureza; - Identificar características de famílias de espécies que existem na natureza que revelam paridades com o ser humano; - Sensibilizar para a relevância de uma equidade de importâncias entre os seres; - Experimentar práticas de desenvolvimento da criatividade sem desperdício; - Aplicar o pensamento artìstico em todas as soluções; - Partilhar estas temáticas de estudo e curiosidade num formato informativo;
Conteúdos
1. Conceitos das Ciências ambientais, da filosofia e da pedagogia para sustentar e alinhar a sua aplicação em contexto de ensino-aprendizagem (1.20h) 2. Práticas de cumplicidade com o espaço natural: Como desenvolver uma sessão com crianças e/ou jovens onde esta relação se dinamiza e acontece (1.20 h) 3. Reflexão acerca destes conteúdos (20 minutos)
Observações
Maria Margarida Almeida Coelho Mestre
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 25-06-2025 (Quarta-feira) | 15:30 - 18:30 | 3:00 | Presencial |