
Programa Pedagógico - As Aventuras do Gaspar no Mundo da Literacia Financeira turma 01
Apresentação
A literacia financeira é uma competência essencial para a formação de cidadãos informados, conscientes e capazes de tomar decisões responsáveis e sustentáveis ao longo da vida. A introdução precoce de conceitos financeiros, adaptada à faixa etária dos 6 aos 11 anos, contribui para o desenvolvimento de atitudes positivas e competências práticas no que respeita à gestão de recursos, poupança, consumo consciente e planeamento financeiro. Os professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico desempenham um papel determinante na construção dessas competências, uma vez que têm a oportunidade de integrar conceitos de alfabetização financeira de forma transversal nas áreas curriculares, promovendo aprendizagens significativas desde os primeiros anos de escolaridade. O Referencial de Educação Financeira, oferece uma orientação clara e estruturada para apoiar esta integração, mas muitos docentes carecem de formação específica para implementar estas aprendizagens de forma eficaz e adaptadas às necessidades dos alunos. Esta ação de formação visa assim capacitar os professores com conhecimentos, recursos e estratégias pedagógicas práticas para desenvolverem e promoverem a alfabetização financeira junto aos seus alunos, alinhada com os objetivos do Referencial de Educação Financeira.
Destinatários
Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Objetivos Pedagógicos: - Reconhecer a importância da literacia financeira como competência fundamental para o desenvolvimento integral das crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico; - Compreender os princípios e objetivos do Referencial de Educação Financeira da Direção Geral de Educação; - Identificar estratégias pedagógicas e atividades práticas para a implementação de conteúdos de alfabetização financeira em contexto de sala de aula; - Desenvolver competências para integrar a educação financeira de forma transversal nas diferentes áreas curriculares do 1.º Ciclo do Ensino Básico; - Promover a reflexão sobre o papel do professor na formação de alunos com consciência financeira e comportamentos responsáveis.
Conteúdos
Introdução à Alfabetização Financeira • Conceito de alfabetização financeira e sua importância na sociedade atual. • Benefícios da promoção da alfabetização financeira em idades precoces. Referencial de Educação Financeira • Estrutura e objetivos do Referencial. • Eixos e domínios de aprendizagem: Rendimento, Consumo, Poupança, Crédito, Gestão de Risco e Planeamento Financeiro. Estratégias Pedagógicas para o Ensino da Alfabetização Financeira • Princípios pedagógicos para a abordagem dos temas financeiros no 1.º Ciclo. • Exemplos de atividades práticas e lúdicas para introduzir conceitos financeiros na sala de aula. • Ferramentas e recursos educativos para o ensino da alfabetização financeira. Integração Transversal da Literacia Financeira no Currículo • Relação da literacia financeira com as áreas de Matemática, Estudo do Meio, Português e outras áreas curriculares. • Sugestões de abordagens interdisciplinares. O Papel do Professor como Agente de Mudança • Reflexão sobre o impacto das práticas pedagógicas no desenvolvimento da alfabetização financeira. • Desenvolvimento de competências do professor como mediador e facilitador de aprendizagens financeiras. Discussão e Partilha de Experiências • Espaço para partilha de boas práticas entre participantes. Discussão de desafios e oportunidades na implementação de atividades de alfabetização financeira
Formador
Ana Margarida Mendes Mineiro Domingues
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 27-03-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |