As Aventuras na Quinta - um programa de promoção de competências pessoais, sociais e académicas nas crianças do ensino pré-escolar turma 01

Apresentação

As Orientações Curriculares do Pré-Escolar destacam a importância da aquisição de competências pessoais e sociais como uma aprendizagem essencial ao longo da educação pré-escolar. Para alcançar este objetivo, é fundamental capacitar os professores com competências, ferramentas, recursos e materiais que permitam proporcionar um conjunto de experiências, conhecimentos e processos que ajudem as crianças a desenvolver a sua autonomia, adquirir novos conhecimentos e encontrar novas formas de resolver problemas. Neste contexto, o programa "As Aventuras na Quinta" visa apoiar os educadores na implementação de estratégias ativas que colocam a criança no centro de toda a ação educativa. O objetivo é promover o desenvolvimento das competências pessoais, sociais, emocionais e académicas das crianças. A interação e cooperação entre as crianças são incentivadas, permitindo que aprendam não só com os educadores, mas também umas com as outras. O programa reconhece a importância do brincar como uma atividade natural e essencial para a aprendizagem holística das crianças. As atividades dinâmicas e interativas propostas são baseadas na "formação pessoal e social", uma área transversal que foca no desenvolvimento de atitudes, disposições e valores. Este enfoque permite que as crianças continuem a aprender com sucesso e se tornem cidadãos autónomos, conscientes e solidários.

Destinatários

Educadores de Infância

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Compreensão das Orientações Curriculares: Familiarizar os educadores com as Orientações Curriculares do Pré-Escolar, destacando a importância das competências pessoais e sociais. Desenvolvimento de Competências: - Capacitar os educadores com estratégias e ferramentas para promover a autonomia, a resolução de problemas e a aquisição de novos conhecimentos pelas crianças. Implementação de Estratégias Ativas: - Apresentar e praticar estratégias ativas que colocam a criança no centro da ação educativa, promovendo o desenvolvimento integral das suas competências. Valorização do Brincar: - Reconhecer e integrar o brincar como uma atividade essencial para a aprendizagem holística das crianças, através de atividades dinâmicas e interativas. Promoção da Interação e Cooperação: - Incentivar a interação e cooperação entre as crianças, destacando a importância da aprendizagem colaborativa. Desenvolvimento Pessoal e Social: - Focar no desenvolvimento de atitudes, disposições e valores que permitam às crianças tornarem-se cidadãos autónomos, conscientes e solidários. Aplicação Prática: - Proporcionar momentos de reflexão e partilha de experiências, permitindo aos educadores aplicar os conhecimentos adquiridos no seu contexto educativo.

Conteúdos

A formação começará com uma introdução às Orientações Curriculares do Pré-Escolar, destacando a importância das competências pessoais e sociais no desenvolvimento das crianças. Em seguida, serão apresentadas estratégias e ferramentas práticas que os educadores podem utilizar para promover a autonomia, a resolução de problemas e a aquisição de novos conhecimentos pelas crianças. Os participantes irão explorar diversas estratégias ativas que colocam a criança no centro da ação educativa, promovendo o desenvolvimento integral das suas competências pessoais, sociais, emocionais e académicas. Será dada especial atenção ao brincar como uma atividade essencial para a aprendizagem holística das crianças, com a apresentação de atividades dinâmicas e interativas que podem ser implementadas no dia a dia. A formação também abordará a importância da interação e cooperação entre as crianças, incentivando a aprendizagem colaborativa. Serão discutidas formas de fomentar um ambiente de sala de aula que valorize a partilha de experiências e a aprendizagem mútua. Por fim, a formação focará no desenvolvimento de atitudes, disposições e valores que permitam às crianças tornarem-se cidadãos autónomos, conscientes e solidários. Haverá momentos dedicados à reflexão e partilha de experiências entre os educadores, permitindo a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos no seu contexto educativo.

Formador

Ana Margarida Mendes Mineiro Domingues

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 26-03-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
Início: 26-03-2025
Fim: 26-03-2025
Acreditação: LEIRIMAR-ACD-268/2025
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: Plataforma de videoconferência