
Educar para o Empreendedorismo: aprender fazendo! turma 01
Apresentação
No contexto atual, marcado por rápidas transformações sociais, económicas e tecnológicas, a capacidade de adaptação e inovação tornou-se essencial. A revolução digital, a globalização e as mudanças estruturais no mundo do trabalho exigem indivíduos mais resilientes, perspicazes e proativos, capazes de enfrentar desafios emergentes com criatividade e pensamento estratégico. Educar para o empreendedorismo assume-se, assim, como uma vertente fundamental da educação, formando os alunos para desenvolverem competências essenciais, tais como criatividade, pensamento crítico, resolução de problemas, iniciativa, perseverança, trabalho colaborativo, planejamento e gestão de projetos. Estas competências não só os tornam mais aptos a identificar e agarrar oportunidades, mas também os capacitam para transformar ideias — de , económico ou cultural — em valor acrescentado para a sociedade. Nesta perspetiva, a proposta da Ação de Curta Duração pretende dotar os professores de novas competências pessoais, sociais e emocionais, permitindo-lhes fomentar, junto dos seus alunos, atitudes empreendedoras alinhadas com o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) e as diretrizes do Referencial de Educação para o Empreendedorismo. O grande objetivo é preparar as crianças e jovens para acederem, no futuro, a empregos dignos e de qualidade, desenvolvendo-se como cidadãos ativos, inovadores e agentes de mudança numa sociedade que valorize a aprendizagem ao longo da vida.
Destinatários
Professores do 3.º CEB e do Ensino Secundário e Profissional
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 3.º CEB e do Ensino Secundário e Profissional. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Sensibilizar os professores para a importância de preparar os alunos para os desafios da mudança e da incerteza. - Familiarizar os docentes com metodologias ativas de ensino-aprendizagem, como o aprender fazendo. - Capacitar os professores para promover atividades que incentivem a autonomia dos alunos e o desenvolvimento de competências como resolução de problemas, resiliência, criatividade e espírito de equipa. - Integrar novas abordagens pedagógicas na planejamento de aulas e atividades práticas, incluindo projetos, trabalhos de grupo e visitas de estudo. - Conceber e implementar um projeto-turma focado no desenvolvimento e aplicação de competências empreendedoras nos alunos. Esta ação pretende, assim, fortalecer o papel dos professores enquanto mentores de uma cultura empreendedora nas escolas , impulsionando uma educação mais dinâmica, prática e alinhada com a exigência do século XXI.
Conteúdos
A ação de formação inicia-se com uma abordagem ao papel da educação para o empreendedorismo, explorando o conceito de empreendedorismo e a sua importância no contexto educativo. Serão analisados os impactos da revolução tecnológica, da digitalização e da globalização na necessidade de desenvolver competências empreendedoras nos alunos. Neste enquadramento, será dada especial atenção ao Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) e ao Referencial de Educação para o Empreendedorismo, destacando os seus princípios orientadores. Além disso, será feita uma reflexão sobre o papel do professor como facilitador do espírito empreendedor nos alunos, seguida de um momento de partilha de experiências e desafios na promoção do empreendedorismo nas escolas. A seguir, a formação abordará metodologias ativas para o ensino do empreendedorismo, com destaque para o conceito do “aprender fazendo” e sua aplicação prática na sala de aula. Serão apresentadas estratégias pedagógicas para desenvolver o pensamento crítico, a criatividade e a capacidade de resolução de problemas nos alunos, bem como técnicas para estimular a autonomia e a tomada de iniciativa. Serão igualmente exploradas abordagens colaborativas, com ênfase na importância do trabalho em equipa e na gestão de projetos como ferramentas essenciais para o desenvolvimento de competências empreendedoras. A terceira parte da ação de formação será dedicada ao planeamento e implementação de atividades empreendedoras, fornecendo orientações sobre a conceção de um projeto-turma centrado no desenvolvimento de competências empreendedoras nos alunos. Serão apresentados exemplos práticos de atividades que incentivam a criatividade, a inovação e o espírito de equipa, bem como sugestões para a integração destas abordagens pedagógicas em diferentes disciplinas. Por fim, a sessão encerra com uma síntese dos principais conteúdos, promovendo uma reflexão sobre os desafios inerentes à integração do empreendedorismo no currículo escolar. A Ação de formação terminará com um espaço para dúvidas e partilha de perspetivas, reforçando o compromisso com a implementação de uma cultura empreendedora nas escolas.
Formador
Ana Margarida Mendes Mineiro Domingues
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 20-03-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |