Capacitação no apoio à operacionalização do sistema de avaliação do desempenho na administração pública (SIADAP) 2025 turma 01

Apresentação

O Sistema Integrado de Avaliação do Desempenho na Administração Pública – SIADAP aplicável à avaliação do desempenho do pessoal não docente das escolas e à administração escolar, nomeadamente Diretores, Subdiretores e Adjuntos dos Agrupamentos de Escolas e Escolas não Agrupadas e Diretores dos Centros de Formação de Associações de Escolas, por via da Portaria nº 266/2012, tem por objetivo promover a melhoria na gestão dos serviços públicos, instituir práticas de avaliação e autorregulação, fomentar a formação e o desenvolvimento profissional dos trabalhadores, permitindo a motivação e o desenvolvimento de competências e qualificações, estabelecer e valorizar uma cultura de excelência e qualidade mediante uma arquitetura de processos, assente em informação e transparência para apoio às decisões estratégicas. Atendendo à recente atualização do diploma legal e respetivos instrumentos do ciclo de gestão, como seja o ReCAP - referencial de competências da administração pública e as fichas de suporte, o sistema de diferenciação e consequentes efeitos na valorização das carreiras, importa refletir sobre o impacto das alterações no modelo de governação das organizações públicas locais, respetivos serviços e trabalhadores.

Destinatários

Assistentes Operacionais, Assistentes técnicos e Técnicos Superiores

Objetivos

Apresentar as alterações legislativas, os princípios, as diretrizes do CCA, as fases e instrumentos da avaliação do desempenho SIADAP3.

Conteúdos

1. Enquadramento Legislativo: as principais alterações e fases do ciclo de avaliação; 2. Efeitos SIADAP3 na valorização das carreiras; 3. Parâmetros da avaliação: resultados e competências, escalas e fundamentação; 4. O novo referencial de competências da administração pública – ReCAP; 5. A interação Avaliado/a – Avaliador/a: processo de feedback, monitorização e de autoavaliação 6. Instrumentos SIADAP 3: fichas de avaliação, autoavaliação, sucessão de avaliadores, monitorização, reformulação.

Metodologias

TReórico-prática

Observações

Carla Filipa Ramalho Gonçalves Pereira

Carla Filipa Ramalho Gonçalves Pereira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 17-02-2025 (Segunda-feira) 10:00 - 12:00 2:00 Presencial
Início: 17-02-2025
Fim: 17-02-2025
Acreditação: 06/2024-2025_Formação não acreditada
Modalidade: Outro
Pessoal: Não docente
Regime: Presencial
Duração: 2 h
Local: Escola Secundária Eng.º Calazans Duarte - Marinha Grande