
Capacitação no apoio à operacionalização do sistema de avaliação do desempenho na administração pública (SIADAP) 2025 – Parte I turma 01
Apresentação
O Sistema Integrado de Avaliação do Desempenho na Administração Pública – SIADAP aplicável à avaliação do desempenho do pessoal não docente das escolas e à administração escolar, nomeadamente Diretores, Subdiretores e Adjuntos dos Agrupamentos de Escolas e Escolas não Agrupadas e Diretores dos Centros de Formação de Associações de Escolas, por via da Portaria nº 266/2012, tem por objetivo promover a melhoria na gestão dos serviços públicos, instituir práticas de avaliação e autorregulação, fomentar a formação e o desenvolvimento profissional dos trabalhadores, permitindo a motivação e o desenvolvimento de competências e qualificações, estabelecer e valorizar uma cultura de excelência e qualidade mediante uma arquitetura de processos, assente em informação e transparência para apoio às decisões estratégicas. Atendendo à recente atualização do diploma legal e respetivos instrumentos do ciclo de gestão, como seja o ReCAP - referencial de competências da administração pública e as fichas de suporte, o sistema de diferenciação e consequentes efeitos na valorização das carreiras, importa refletir sobre o impacto das alterações no modelo de governação das organizações públicas locais, respetivos serviços e trabalhadores.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensino Básico, Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensino Básico, Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
1. Analisar as alterações legislativas, adotando as práticas estabelecidas ao ciclo de avaliação; 2. Estabelecer a direção estratégica das iniciativas para a gestão por objetivos no Agrupamento de Escolas, em função do projeto educativo.
Conteúdos
1. Enquadramento Legislativo: as principais alterações de impacto na operacionalização do SIADAP; 2. Efeitos SIADAP3 na valorização das carreiras; 3. As diretrizes para a diferenciação do desempenho; 4. Parâmetros e escalas de avaliação: definir, contratualizar, monitorizar e avaliar; 5. A dinâmica dos objetivos: desdobramento, tipologia de objetivos, objetivos de responsabilidade partilhada, tipologia de indicadores; 6. O novo referencial de competências da administração pública – ReCAP.
Metodologias
Teórico-prática
Modelo
Questionário online
Observações
Carla Filipa Ramalho Gonçalves Pereira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 12-02-2025 (Quarta-feira) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Presencial |